No dia 22 é celebrado o Dia Mundial Sem Carro e, de acordo com o Código de Trânsito  Brasileiro, de 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Com isso,  organizações sociais voltadas à defesa dos direitos da mobilidade a pé e por bicicleta, do  transporte público coletivo e da acessibilidade universal estão promovendo ações de  conscientização da sociedade para a necessidade de haver mais humanismo e democracia no  acesso às ruas das cidades brasileiras. 

Um dos motivos é o alto índice de mortalidade provocada por veículos automotores. Um estudo  do Ipea de 2020 mostra que morrem por ano no Brasil mais de 45 mil pessoas e 300 mil  sobreviventes (e suas famílias) passam a viver com graves lesões. 

“Em uma estimativa conservadora, observou-se que os acidentes em rodovias custam à  sociedade brasileira cerca de R$ 40 bilhões por ano, enquanto os acidentes nas áreas urbanas,  em torno de R$ 10 bilhões, sendo que o custo relativo à perda de produção responde pela  maior fatia desses valores, seguido pelos custos hospitalares”, informa o estudo. 

Para aproveitar a grande visibilidade que a semana possui, algumas organizações participantes  da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 vão incrementar as ações para  chamar a atenção de candidaturas aos cargos de presidente da República, governador,  senador e deputados estaduais e federais para a necessidade de incorporar temas da  mobilidade urbana sustentável nos planos de governo. Ao mesmo tempo, também atuam para  atrair esses candidatos e candidatas a assinar as cartas compromisso – federal ou estadual – nas quais especialistas propõem ações urgentes a serem tomadas para tornar o deslocamento  da população mais democrático e eficiente sob os pontos de vista social e econômico. 

Belém – PA 

Os coletivos envolvidos na campanha vão aproveitar o mote da semana para atrair  candidaturas a subscreverem a carta compromisso. Haverá blitze presenciais nos principais  pontos de panfletagem e em locais de comícios de candidaturas ao governo. Na manhã do dia  22, haverá o tradicional Desafio Intermodal. Os participantes saem do Mercado de São Brás e  se locomovem até o Ver o Peso para aferir a eficiência de cada modo de transporte. No  comecinho da noite, haverá um grande encontro de ciclistas para realizar uma bicicletada pela  cidade com saída às 19 horas da Vila Container, na avenida governador Magalhães Barata, 62. 

Campo Grande – MS 

Durante a tarde do dia 22, haverá distribuição de materiais informativos sobre a mobilidade  sustentável e uso da bicicleta como meio de transporte para o público que circula na esquina  da rua 14 de Julho com avenida Afonso Pena e calçada da praça Ary Coelho. Espera-se a  presença de candidaturas aos cargos de governador, senador, e deputados estaduais e 

federais para assinarem a carta compromisso estadual. A partir das 19 horas, no Relógio  Central (Av. Afonso Pena x Av Calógeras), ciclistas se concentram para uma pedalada por  Campo Grande. 

Curitiba – PR 

A praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, vai sediar a Feira da Mobilidade Urbana  Sustentável nos dias 22 e 23 de setembro, produzida por mais de 20 organizações da  sociedade civil. No local estão programadas atividades como palestras e vivências. No dia 22,  Dia Mundial sem Carro, haverá uma marcha de ciclistas pela cidade e, na sexta, dia 23, a feira  será o ponto final do Desafio Intermodal, em que pessoas em diferentes modos de locomoção  fazem um mesmo trajeto pela cidade para avaliar a eficiência do transporte utilizado. Haverá  tenda no local onde se esperam a visita de candidatos aos cargos de governador, senador e  deputados federal e estadual para assinarem a Carta Compromisso pela Mobilidade. 

Florianópolis – SC 

Para alertar motoristas sobre a lei que determina abrir 1,5 metro de distância na ultrapassagem  de ciclistas, ativistas estenderão faixas educativas de manhã, em Coqueiros e, à noite, na  avenida Beira Mar Norte, próximo ao Trapiche, onde está programada a concentração de  ciclistas para o passeio pela cidade, a partir das 19 horas. Para caminhantes, haverá atividade  de manhã na Escola da Fazenda (Rua Jaborandi, 324 – Campeche) a partir das 8h30 e ciclistas são bem-vindas. 

Recife – PE 

A partir das 15 horas, parte do meio fio da rua Princesa Isabel, esquina com Rua da Aurora,  será ocupada por cicloativistas para denunciar a ocupação exacerbada e ineficiente do espaço  público pelos carros, mostrando que é mais seguro e acolhedor para todes quando os espaços  são construídos para a convivência humana. No local, convidam o público para dialogar sobre  mobilidade sustentável, se divertir promovendo a cultura da bicicleta e estimular as  candidaturas para a assinatura da Carta Compromisso pela Mobilidade Sustentável em  Pernambuco 2022. Depois, farão uma pedalada pela cidade para comemorar o Dia Mundial  Sem Carro, resistindo nas ruas e conscientizando a população em geral sobre os malefícios do  uso do carro e o poder transformador da bicicleta. 

Rio de Janeiro – RJ 

Com apoio dos consulados da Bélgica, Suécia e Finlândia, cicloativistas cariocas farão uma  bicicletada logo pela manhã, para incentivar o uso da bicicleta para ir ao trabalho. A  concentração será às 8 horas na estação de bikes compartilhadas na Praia do Flamengo. A  partida será às 8h45 com destino à Praça Mauá com chegada prevista para 9h30. Haverá  empréstimo de bicicletas, mas as inscrições devemos ser feitas com antecedência pelo link  https://shorturl.hk/SURBRV 

São Paulo – SP

Uma pedalada pelo Dia Mundial sem Carro está sendo organizada por coletivos de  cicloativistas e grupos de pedal noturno. Concentração na Praça Charle Miller, em frente ao  estádio do Pacaembu, às 19 horas, com partida às 20 horas.  

 

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022 

A quarta edição da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, é uma iniciativa conjunta  da Associação G-14, Cidadeapé, Idec, Redes Vidas Ativas e União de Ciclistas do Brasil, com  a participação de organizações locais em 15 estados brasileiros. Juntas, têm o objetivo de  obter comprometimento de candidaturas aos cargos federais e estaduais no pleito de 2022 a  incorporar nos planos de governo os princípios e os principais componentes da mobilidade  sustentável e, assim, tornar mais eficiente e humano o deslocamento de pedestres, ciclistas,  pessoas com deficiência e usuários de transporte. 

 

Assessoria de Imprensa
Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições
mobilidadenaseleicoes.org.br
imprensa@uniaodeciclistas.org.br