INSCREVA SEU ESTADO

Por que se inscrever

Porque as eleições são um momento em que todas as atenções da sociedade estão voltadas para a busca de soluções para os problemas sociais. Desta maneira, é importante que as organizações que defendem os modos de mobilidade sustentável (bicicleta, mobilidade a pé e por bicicleta, transporte público coletivo e acessibilidade universal) participem dessa ampla mesa de debates.

As organizações que se inscreverem receberão orientações e materiais de apoio da Coordenação Nacional e terão o respaldo de uma iniciativa realizada há vários ciclos eleitorais em âmbito nacional.

.


.

Antes de se inscrever

A campanha ocorrerá em nível estadual e, portanto, é importante que ela seja desenvolvida, em parceria, por mais de uma organização de diferentes cidades.

Por isso, recomendamos esta sequência:

  1. Verifique em “Quem está fazendo” se já existe, no seu estado, alguma organização executando a campanha:
    a.
    Se houver, preencha o Formulário de Inscrição e, em seguida, informe para a organização já inscrita que vocês se inscreveram e que desejam formar parceria com ela (após recebermos sua inscrição, nós articularemos vocês para a formação da parceria)
    b. Se não houver, siga para o passo 2
  2. Busque outras organizações do seu estado para propor a formação de parceria para a realização da campanha:
    a. Se conseguir formar parceria, combine com com elas quem deverá preencher o Formulário de Inscrição e siga adiante com o processo
    b. Se não conseguir formar parceria, preencha o Formulário de inscrição sozinha e, caso outras organizações se inscreverem posteriormente, nós articularemos vocês para a formação de parceria

No ato da inscrição, todas as organizações deverão concordar em formar ou ampliar a parceria com outras organizações do mesmo estado que vierem a se inscrever ao longo da campanha.

A Coordenação Nacional buscará intermediar e processos de formação de parcerias que forem conflituosas e decidirá pela manutenção ou não da organização ou da parceria de organizações na campanha caso não se encontre consenso.

A Coordenação Nacional não aceitará que seja realizada mais de uma campanha em cada Estado, ou seja, não aceitará inscrições de Organizações Locais que realizem, cada uma delas, campanhas diferentes.

.


.

Quem pode se inscrever

A campanha pode ser desenvolvida apenas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos ou econômicos:

  • Associações (com CNPJ)
  • Coletivos informais (sem CNPJ), com no mínimo 6 integrantes;
  • Grupos de pessoas formados exclusivamente para este fim, com no mínimo 6 integrantes.

As organizações devem ter, como atividade principal (ou possuir experiência), a defesa e promoção:

  • Das modalidades ativas de mobilidade (a pé, bicicleta, skate, patins etc.)
  • Do transporte público coletivo
  • Da acessibilidade universal nos espaços viários e sistemas de transporte (pessoas com deficiência).

Não serão aceitas inscrições de:

  • Indivíduos
  • Empresas privadas
  • Entidades de classe empresariais
  • Entidades de classe trabalhistas
  • Candidatos/as
  • Órgãos públicos
  • Partidos políticos

A inscrição para executar a campanha pode ser feita nas seguintes modalidades:

a. Uma organização inicial: uma organização sozinha que iniciará a realização da campanha no Estado (caso outras organizações se inscrevam posteriormente, formarão parceria com a sua organização)
b. Parceria de organizações inicial: mais de uma organização que, em parceria, iniciará a realização da campanha no Estado (caso outras organizações se inscrevam posteriormente, ampliarão a parceria de organizações já existente)
c. Uma organização adicional: uma organização que formará parceria com a organização ou com a parceria de organizações que já estão realizando a campanha no Estado.

.


.

Funcionamento e regras da campanha

A Campanha, para seu bom aproveitamento e para o atendimento de princípios democráticos, exige que cada parte cumpra suas atribuições e responsabilidades.

.


.

Local e prazo de inscrição

  • As inscrições para a realização da Campanha se encerraram em 05 de setembro de 2022
  • Caso alguma organização deseje iniciar a campanha em algum estado ainda não contemplado (ver a lista aqui), entre em contato conosco
  • Caso alguma organização deseje formar parceria com outras organizações que já estão realizando a campanha em algum estado, favor entrar em contato com as organizações já inscritas para entrar em entendimento com as mesmas (ver e-mail de contato aqui)

.


.

Para saber mais