Especialistas em mobilidade da Associação G-14 Pós-Pólio, Cidadeapé, Idec, Redes Vidas Ativas e União de Ciclistas do Brasil, não encontraram qualquer menção aos modos ativos (bicicleta e caminhada) ou à redução de mortes no trânsito em nenhum dos 11 planos de governo de candidaturas à Presidência da República. Os profissionais buscaram saber nos textos registrados no site do Tribunal Superior Eleitoral em que nível de comprometimento, de quatro possíveis, cada candidato tem com um dos sete temas considerados importantes de serem observados para incentivar um deslocamento eficiente e saudável de pessoas e cargas.

A identificação da presença ou não de propostas relacionadas à mobilidade sustentável foram classificadas em quatro possibilidades. A bola verde significa que o político tanto se compromete com o tema como possui até proposta para ele, enquanto o quadrado amarelo mostra compromisso sem proposta ou ação específica. Já o triângulo cinza diz que houve alguma vaga lembrança do assunto enquanto que o traço vermelho é sinal de que sequer foi mencionado.

Ainda que os traços vermelhos tenham dominado o quadro, vale destacar que pelo menos três candidatos apresentaram propostas reais em relação a algum dos temas. No plano de governo de Sofia Manzano (PCB) há bolinhas verdes tanto para o transporte público coletivo quanto para estimular participação social em mobilidade e política urbana. O verde também está no tema acessibilidade, nos planos de Léo Péricles (UP) e de Simone Tebet (MDB). A candidata, por sua vez, é a única que tem duas bolinhas verdes no quadro, pois foi encontrada uma proposta para criar um ministério ou secretaria coordenando e planejando a mobilidade para ajudar os municípios nessa tarefa.

 

Quem assinou a carta?

A falta de comprometimento com a mobilidade sustentável nos planos de governo ratifica a pouca atenção das candidaturas presidenciais em assinar a Carta Compromisso que foi enviada para cada um dos 11 comitês que disputam o executivo federal. Até o momento, subscreveram o documento Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU).

O documento contém pontos considerados por ativistas como fundamentais para que se crie uma boa política de mobilidade sustentável a ser executada pelo executivo federal e é um dos grandes marcos da campanha, trazendo como um dos objetivos a oportunidade das candidaturas abordarem em seus possíveis mandatos ou carreiras políticas sobre a mobilidade sustentável, um tema tão fundamental para a vida da população. A carta também pode ser assinada por qualquer pessoa física ou organização da sociedade civil.  

Os gráficos e demais informações sobre as avaliações dos planos de governo e adesões às cartas-compromisso estão disponíveis em https://mobilidadenaseleicoes.org.br/nacional/campanha-federal/

Assessoria de Imprensa
Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições
mobilidadenaseleicoes.org.br
imprensa@uniaodeciclistas.org.br