Oito das 13 candidaturas ao poder executivo aderiram à campanha, inclusive o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), além de seis vereadores e vereadoras eleitas.
A Rede Mobilidade e Clima – MobClima lançou nesta semana o relatório final com o balanço dos resultados alcançados pela Campanha a Mobilidade Sustentável nas Eleições de São Paulo. Ao todo, oito das 13 candidaturas ao poder executivo aderiram à campanha por meio da assinatura de cartas-compromisso, inclusive o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), além de seis vereadores e vereadoras eleitas. A Rede é formada pelas entidades Bike Zona Sul, Ciclocidade, Cidadeapé, COMMU, Greenpeace, Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Instituto Saúde e Sustentabilidade (ISS) e Rede Nossa São Paulo.
A Campanha teve como objetivo promover e pautar o debate sobre mobilidade urbana, poluição do ar, segurança viária e emergência climática. Resultado de uma construção coletiva iniciada em fevereiro de 2019, teve como primeiro passo a elaboração da Agenda Propositiva para a Cidade de São Paulo, fundamentada em políticas públicas, planos e projetos já existentes.
“A intenção foi que as candidaturas à Prefeitura tivessem contato com as propostas da sociedade civil e pudessem utilizá-las como ponto de partida para a elaboração de planos de governo. De forma complementar, foram realizadas reuniões para a apresentação da agenda com candidaturas interessadas”, explica fulano de Carolina Guimarães, da Rede Nossa São Paulo.
O lançamento público da agenda aconteceu no Dia Mundial Sem Carro – comemorado em 22 de setembro – , durante o webinário “Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020: Propostas para São Paulo”, onde as propostas para pedestres, ciclistas e usuários de transporte público foram amplamente debatidos.
Em paralelo, a Rede elaborou cartas-compromisso destinadas às candidaturas ao poder executivo e ao poder legislativo, pelas quais os candidatos e candidatas puderam aderir às propostas construídas pela sociedade civil. Tanto a agenda quanto a carta ficaram disponíveis no site oficial da campanha. Todas as adesões foram publicadas na página “Quem aderiu”, onde atualmente constam destacadas as candidaturas eleitas. No site também foi disponibilizada uma ferramenta para a sociedade civil pressionar por mais adesões, via email, assim como uma petição online.
“Outra iniciativa da Campanha foi analisar os planos de governo de cada candidatura presentes no site do Tribunal Superior Eleitoral em 30 de setembro, avaliando a proximidade das propostas com a agenda elaborada pela Rede MobClima. As avaliações quantitativas foram traduzidas no Termômetro das Candidaturas”, conta Rafael Calabria, do Idec.
A trajetória da Campanha está registrada na seção notícias do site, sendo que a última delas, deixa público o compromisso firmado por Bruno Covas ao assinar a carta-compromisso e as propostas do seu plano de governo para a mobilidade sustentável.
“Todas as ações promovidas pela Rede MobClima tiveram o objetivo de superar a lacuna existente entre o que foi planejado pelo poder público, com participação da sociedade, e a cidade que faz parte do dia-a-dia das pessoas”, completa Yuri Vasquez, da Ciclocidade.