A candidata à Prefeitura Vera Lucia (PSTU) assinou a “Carta compromisso para a cidade de São Paulo | Mobilidade e Clima”. O documento resume propostas para a mobilidade sustentável atreladas ao combate à emergência climática e às desigualdades na cidade. A carta foi elaborada pela Rede Mobilidade e Clima, um conjunto de diversas organizações da sociedade civil que atuam nas temáticas relacionadas à mobilidade urbana e ao meio ambiente.
Vera assinou o documento com ressalvas. Seu contraponto diz respeito ao item 6.4, sobre “implantar e fiscalizar os instrumentos previstos no novo contrato de ônibus com ampla participação social”. Segundo ela, a proposta de sua candidatura é “cancelar os contratos e estatizar o sistema de transportes”.
A carta compromisso é baseada em metas, leis e planos municipais existentes, como o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a Política Municipal da Mudança do Clima. Todas as organizações da Rede participaram ativamente do debate e elaboração de pelo menos uma dessas políticas e demais leis e planos que servem de base.
As cartas assinadas podem ser conferidas na seção “Quem Aderiu”, onde também constam as candidaturas à vereança que assinaram a carta direcionada ao poder legislativo. No site também é possível pressionar para que outras candidaturas assinem as cartas.
A Rede Mobilidade e Clima está em diálogo direto com as candidaturas que disputam as eleições de 2020 desde maio. O grupo preparou uma agenda e duas cartas compromisso com propostas de ações pensadas para melhorar as condições de mobilidade urbana e a qualidade de vida da população, orientadas ao enfrentamento das desigualdades territoriais da cidade de São Paulo.
Participam da coalizão as organizações Ciclocidade, Cidadeapé, Greenpeace, Idec, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Rede Nossa São Paulo e Sampapé.