Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos e Andrea Matarazzo assinaram, nesta semana, aCarta compromisso para a cidade de São Paulo | Mobilidade e Clima. O documento resume propostas para a mobilidade sustentável atreladas ao combate à emergência climática e às desigualdades na cidade. A carta foi elaborada pela Rede Mobilidade e Clima, um conjunto de diversas organizações da sociedade civil que atuam nas temáticas relacionadas à mobilidade urbana e ao meio ambiente.

A carta compromisso é baseada em metas, leis e planos municipais existentes, como o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a Política Municipal da Mudança do Clima. Todas as organizações da Rede participaram ativamente do debate e elaboração de pelo menos uma dessas políticas e demais leis e planos que servem de base.

As cartas assinadas podem ser conferidas na seção “Quem Aderiu”, onde também constam as candidaturas à vereança que assinaram a carta direcionada ao poder legislativo. No site também é possível pressionar para que outras candidaturas assinem as cartas.

A Rede Mobilidade e Clima  está em diálogo direto com as candidaturas que disputam as eleições de 2020 desde maio. O grupo preparou uma agenda e duas cartas compromisso com propostas de ações pensadas para melhorar as condições de mobilidade urbana e a qualidade de vida da população,  orientadas ao enfrentamento das desigualdades territoriais da cidade de São Paulo.

Participam da coalizão as organizações Bike Zona Sul, Ciclocidade, Cidadeapé, COMMU, Greenpeace, Idec, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Rede Nossa São Paulo e Sampapé.