Para muitos municípios brasileiros, as eleições são uma oportunidade única de se discutir como melhorar as condições a mobilidade urbana. Há alguns anos, organizações da sociedade civil vêm se organizando para pressionar candidaturas a se engajarem com as pautas relacionadas ao tema, usando, entre outras ferramentas, as cartas-compromisso. Para debater como esses documentos são construídos e podem ser úteis para a defesa da mobilidade sustentável durante as eleições municipais, a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” promove um webinar na próxima terça-feira, dia 06 de outubro, a partir das 19 horas.
O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da União de Ciclistas do Brasil (UCB) e estará acessível pelo link bit.ly/carta_compromisso. Para compartilhar tanto experiências anteriores quanto os planos para as eleições de 2020, participam desse debate representantes de organizações de cidades das cinco regiões do Brasil, de diversos contextos. São eles:
- Cíntia Possas – Coletivo Bici Nos Planos Campo Grande
- Paulo Aguiar – Pedala Manaus
- Luciana Freitas – Mobicicleta – Ribeirão Preto SP
- Sheila Hempkemeyer e João Noll – Associação Blumenauense pró-Ciclovias
- Lígia Lima – Ameciclo – Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife
A mediação ficará por conta de Ana Carolina Nunes, que integra a Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, uma das organizações que promove a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”. Durante o webinar, poderão ser colocadas, através do chat, perguntas para as pessoas que estarão debatendo.
A campanha
Além da UCB e Cidadeapé, também organizam a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” o projeto Como Anda e o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e UCB. As entidades organizadoras, que têm experiência na incidência política, pretendem ajudar outras organizações da sociedade civil a inserir os modos sustentáveis de deslocamento nos programas de governo e mandatos das candidaturas às Prefeituras e Câmaras de Vereadores para os municípios de todo país. O objetivo é racionalizar o uso do automóvel nas cidades, de forma a reduzir os congestionamentos, o ruído urbano e a poluição do ar.
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