PARA CANDIDATURAS E PARTIDOS

O que é a campanha

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições busca incluir a mobilidade sustentável (mobilidade a pé e por, bicicleta, transporte público coletivo e acessibilidade) nos programas de governo e de mandato das candidaturas aos poderes executivo e legislativo nas eleições de 2022: presidência da república, governador/a de estado, deputados/as estaduais, deputados/as federais e senadores/as.

As propostas são apresentadas sob a forma de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável – todas as candidaturas são estimuladas a, assinando a Carta, comprometerem-se com as propostas.

Para as candidaturas à presidência da república, é a Coordenação Nacional da Campanha que apresentará a Carta Compromisso.

Para as candidaturas a governador/a de estado, deputados/as estaduais, deputados/as federais e senadores/as, a Carta será redigida e apresentada pelas Organizações Locais regularmente inscritas para realizarem a campanha nos seus respectivos estados. As Organizações Locais atuam sob assessoria da Coordenação Nacional.

.


.

Restrições da Campanha para as candidaturas

A Coordenação Nacional e as Organizações Locais, para realizarem a campanha, comprometem-se com os princípios da imparcialidade (relacionar-se com todas as candidaturas e partidos políticos, sem privilégios ou preferências) e desincompatibilização (não participação de seus membros atuantes e diretores enquanto candidatos ou membros de comitês eleitorais).

Por isso, a Coordenação Nacional e as Organizações Locais nos estados não manifestam qualquer apoio nem prestam auxílio ou assessoria direta e ou específicas a nenhuma candidatura ou partido político.

Nenhuma candidatura pode usar ou mencionar o nome ou a logomarca da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, tampouco das Organizações Locais ou das instituições componentes da Coordenação Nacional em seus pronunciamentos, entrevistas, peças publicitárias, materiais impressos, internet ou outras formas de divulgação e manifestação – a única permissão concedida para as candidaturas e partidos é a divulgação da assinatura na Carta Compromisso elaborada e entregue pela Coordenação Nacional e pelas Organizações Locais, que pode ser acompanhada do respectivo documento.

.


.

Como as candidaturas podem incluir a mobilidade sustentável em seus planos de governo e de mandato

1 – Entre em contato com a Organização Local em seu estado

As candidaturas que se interessarem em inserir propostas de mobilidade sustentável nos seus programas podem verificar se existe uma organização local executando a campanha em seu estado na página Quem está fazendo.

Essas organizações já elaboraram ou estão elaborando suas propostas para entregar a todas as candidaturas locais. Desta forma, assinando Carta Compromisso, a candidatura poderá assumir publicamente seu compromisso com políticas públicas ou com matérias legislativas a favor da mobilidade sustentável.

Saiba quem está fazendo nos estados

.

2 – Elabore propostas condizentes com os princípios da mobilidade sustentável

Independente do estado e do poder envolvido, a elaboração de propostas para o plano de governo ou de mandato devem seguir princípios que sejam sustentáveis do ponto de vista social e ambiental.

A seguir, uma síntese dos princípios da mobilidade sustentável:

  • Elaborar o Plano de Mobilidade Urbana seguindo os princípios de priorização dos modos ativos e coletivos de deslocamento (Política Nacional de Mobilidade Urbana), desencadeando um processo contínuo de planejamento e gestão participativa da mobilidade.
  • Estabelecer os mecanismos para garantir a participação social na gestão da mobilidade urbana.
  • Reduzir as desigualdades territoriais e sociais através de políticas para ampliar o acesso a oportunidades (redução de tempos de deslocamentos, modicidade de tarifa etc.).
  • Promover a integração dos sistemas de transporte e políticas de mobilidade com o planejamento de uso do solo, o desenvolvimento urbano e o desenho do espaço construído.
  • Implantar medidas físicas e de gestão para acalmar o trânsito e reduzir as mortes.
  • Garantir condições de acesso universal a todas as infraestruturas e serviços de mobilidade, que não exclua pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (idosos, crianças, gestantes, entre outros grupos).
  • Promover ações para garantir infraestrutura para circulação de pedestres, com calçadas e travessias amplas, acessíveis e seguras.
  • Implementar infraestrutura e equipamentos para incentivar os modos de mobilidade sustentável.
  • Melhorar o transporte público coletivo, assegurando cobertura geográfica, modicidade tarifária e qualidade do serviço.
  • Desincentivar os deslocamentos por carros individuais.
  • Reduzir a poluição ambiental e sonora e a emissão de gases de efeito estufa.
  • Integrar planejamento e gestão de transporte de cargas e de passageiros.

.

3 – Consulte as propostas elaboradas por outras Organizações

Caso não exista organização local desenvolvendo a campanha ou não tenha havido retorno da mesma, a candidatura pode se basear e buscar indicações de propostas para seu programa de governo ou de mandato consultando Cartas Compromisso elaboradas neste ano ou mesmo em anos anteriores, por outras organizações.

Cartas Compromisso para as candidaturas à presidência da república – elaboradas pela Coordenação Nacional de cada ano:

Cartas Compromisso para as candidaturas aos governos estaduais, às assembleias legislativas e ao congresso nacional de diversos estados – elaboradas por Organizações Locais de cada ano:

.


.

Para saber mais