A CAMPANHA

O que é a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022

A campanha tem como objetivo principal incorporar os princípios e os principais componentes da mobilidade sustentável (mobilidade a pé e por bicicleta, transporte público coletivo e acessibilidade universal) nos programas de governo e de mandato das candidaturas aos poderes executivo e legislativo federais e estaduais (presidência da república, governador/a, deputado/a estadual, deputado/a federal e senador/a).

Para tanto, a Coordenação Nacional realizará de maneira direta a campanha federal, voltada principalmente para as candidaturas à Presidência da República, e fornecerá assessoria (orientações e materiais de apoio) para que Organizações Locais realizem a campanha nos seus respectivos estados.

Já no nível estadual, as campanhas serão conduzidas em cada unidade da federação por Organizações Locais. Nesse âmbito, a Coordenação Nacional oferecerá apoio às Organizações Locais em diversos assuntos, auxiliando a potencializar a incidência em cada estado.

O principal instrumento da campanha é a elaboração e entrega de propostas para as candidaturas sob a forma de Carta Compromisso com a Mobilidade Sustentável. A campanha realizará incidência sobre as candidaturas visando a assinatura formal e a sua assunção de compromisso com as propostas, de modo que aquelas que forem eleitas apliquem tais propostas sob a forma de políticas públicas e de matérias legislativas.

Adicionalmente a campanha contempla entrevista com as candidaturas, avaliação dos planos de governo das candidaturas, angariação de apoio de instituições, cidadãos e cidadãs e comunicação com a imprensa.

.


.

O que é “mobilidade sustentável”

Por mobilidade sustentável entende-se os modos de mobilidade ativos, públicos e coletivos, socialmente justos, economicamente viáveis e com baixo impacto ambiental, não se reduzindo meramente à propulsão por energia elétrica.

SAIBA MAIS: O QUE É A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

.

.


.

Objetivos da campanha

  • Incluir a mobilidade sustentável no debate político eleitoral.
  • Relacionar a mobilidade sustentável com as demais pautas de transformação social.
  • Contribuir para que a sociedade brasileira aplique a Política Nacional de Mobilidade Urbana, alcance os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e cumpra a Nova Agenda Urbana.
  • Criar um ambiente favorável para ampliar a inclusão da mobilidade sustentável nas políticas públicas, na governança e nas legislações pelos poderes executivo e legislativo federais e estaduais, objetivando a formação de políticas de Estado (articuladas e duradouras) em substituição às políticas de governo ou de mandato.
  • Qualificar o conhecimento da sociedade em geral sobre a mobilidade sustentável e sensibilizar eleitores e eleitoras para apoiarem candidaturas comprometidas com a mobilidade urbana de baixas emissões.
  • Contribuir para o fortalecimento das organizações da sociedade civil que defendem a mobilidade sustentável, para o seu reconhecimento local e para a atuação em rede, nas escalas estadual e nacional.
  • Reivindicar espaços acessíveis, seguros e confortáveis para as pessoas se deslocarem a pé, de bicicleta, de cadeiras de rodas e de transporte público coletivo.
  • Promover a sustentabilidade ambiental, a democracia, a justiça social, a saúde coletiva e a educação emancipatória.

.


.

Atribuições e responsabilidade das organizações envolvidas na campanha

A Campanha compreende a atuação da sua Coordenação Nacional, das Organizações Locais que desenvolverão as campanhas nos estados e das organizações que prestam apoio formal à Campanha como um todo.

A cada um desses atores correspondem atribuições e responsabilidades, que podem ser integralmente conhecidas aqui.

CONHEÇA AS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES DAS ORGANIZAÇÕES


.

Histórico das campanhas

Desde 2008, têm sido realizadas campanhas similares por organizações da sociedade civil em cidades brasileiras, mas foi a partir de 2014 que a campanha passou a ser realizada de maneira unificada em âmbito nacional, avançado na integração das pautas de mobilidade e com a ampliação das parcerias.

2014

Campanha
Bicicleta nas
Eleições

FEDERAL
2016

Campanha
Bicicleta nas
Eleições

MUNICIPAL
2018

Campanha
Mobilidade Ativa
nas Eleições

FEDERAL E ESTADUAL
2020

Campanha
Mobilidade
Sustentável nas
Eleições

MUNICIPAL

.

Quem faz a coordenação nacional da Campanha

Associação G-14

A Associação G-14 de Apoio aos Pacientes De Poliomielite E Síndrome Pós Pólio foi fundada em 04/07/2014 pelos sobreviventes de poliomielite. Esses pacientes são pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes em sua maioria. Seu objetivo é melhorar a qualidade de vida dessas pessoas por isso nossa atuação na melhoria da mobilidade urbana.

Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo

Sediada em São Paulo (SP), é uma organização da sociedade civil dedicada a contribuir para uma cidade mais humana, segura e acessível para todos os que se deslocam por ela – em especial quando usam seus próprios pés, ou cadeira de rodas, para se locomover.

Idec- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

O Idec é uma associação de consumidore(a)s sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos. Fundada em 1987, sua missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidore(a)s-cidadão(ã)s, que também são usuário(a)s do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana.

Redes Vidas Ativas

A Rede Vidas Ativas reúne coletivos, instituições e pessoas para criarem sinergia entre agendas, ações e incidir politicamente na promoção da atividade física, unindo temas como esporte, mobilidade ativa, desenvolvimento humano, entre outros. Fundada pelas instituições Como Anda, CELAFISCS, PRODHE, Rede Esporte pela Mudança Social e Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde.

UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB é uma organização federativa que congrega organizações da sociedade civil, ciclistas e empresas com o objetivo de promover o uso da bicicleta como meio de mobilidade, esporte e lazer no Brasil.


.

Apoiadoras institucionais da campanha

A Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições está aberta para receber apoios de Organizações da Sociedade Civil – OSCs. Atualmente a Campanha tem o apoio das seguintes organizações:

Mobilize Brasil
MINHA ORGANIZAÇÃO QUER APOIAR A CAMPANHA