6 – ENGAJAMENTO DA SOCIEDADE
Encontre aqui Orientações e Materiais de Apoio para o buscar a adesão e apoio de eleitores, de instituições e da sociedade em geral com as propostas da Campanha
Orientações Técnicas
- OT 05 – Como fazer a comunicação social da campanha: orientações sobre como usar a imprensa, redes sociais, hashtags e informações sobre os canais da Coordenação Nacional
- OT 06 – Faça o lançamento da Campanha: conte para a imprensa, para os eleitores e para as candidaturas que a mobilidade sustentável vai entrar na mesa de debates!
- OT 13 – Busque apoios para a campanha e para a Carta Compromisso: como obter parcerias para realizar a campanha e, com isso, aumentar o poder de pressão sobre as candidaturas
- OT 14 – Sensibilizando eleitores: mensagem para sensibilizar a população a votar em quem escolhe temas como urbanização, ambiente sustentável e, claro, mobilidade sustentável para se comprometer
- OT 16 – Aproveitamento de iniciativas de outras instituições para inserir a mobilidade ativa: sensibilizar outras instituições e outros setores sociais para adotarem a pauta da bicicleta, do caminhar e do transporte público
- OT 17 – Compreendendo melhor o cenário para planejar as ações da Campanha: utilização do Mapa de Atores para identificar cenários, parcerias e oponentes
Modelos de Artes para as redes sociais
Atenção:
– O arquivos de suporte gráfico estão disponíveis apenas para as Organizações Locais inscritas na Campanha
– Acesse o documento Orientações para edição de Modelos de Artes
- Artes para o Lançamento da Campanha: artes para comunicar o lançamento da campanha na sua cidade
- Artes para convidar as/as eleitores/as a irem a irem votar: [aguarde] artes para convidar as/os eleitores/as a irem votar usando os diversos meios de mobilidade sustentável
Modelos de Release para enviar para a imprensa
- Modelo de Release 1 – Lançamento da campanha na cidade: divulgue para a imprensa que sua organização está iniciando a campanha para inserir a mobilidade sustentável nos programas de governo e de mandato
- Modelo de Release 3 – Divulga as vantagens da mobilidade sustentável para as candidaturas: apresente os benefícios e vantagens do caminhar, do pedalar e do transporte público para a sociedade, para os cidadãos e cidadãs e para a sustentabilidade ambiental
- Modelo de Release 9 – Aproveitando a Semana Nacional do Trânsito: apresente a relação entre a campanha e a Semana e o Dia Mundial Sem Carro, aproveitando o interesse da imprensa para esta pauta que ocorre todos os anos
Suporte adicional
- Dicas gerais para redigir um bom release: dicas básicas para tirar melhor proveito e ganhar aderência dos meios de comunicação através dos textos enviados para a imprensa
Exemplos de Abaixo-Assinados
- Exemplo de Abaixo-Assinado para buscar apoios de eleitores: modelo usado na campanha presidencial de 2014, elaborado pela UCB na plataforma change.org.
- Mais duas plataformas para abaixo-assinados: Abaixo-Assinado.org e Petição Pública
Bibliografia de apoio
- Mapa de atores – Como fazer – Para que serve – Rodas da Paz, 2016: ferramenta para a identificação de personalidades e instituições que podem ser influentes positiva e negativamente para a Campanha