Na reta final do 1º turno, a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” em São Paulo (SP) conseguiu que oito candidaturas à Prefeitura assinassem a Carta compromisso para a cidade de São Paulo | Mobilidade e Clima. Entre eles estão Andrea Matarazzo (PSD), Bruno Covas (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Marina Helou (Rede), Orlando Silva (PCdoB) e Vera Lucia (PSTU). Entre todos, a única que assinou a carta com ressalvas foi Vera Lucia.Jilmar Tatto (PT) e Márcio França (PSB) aderiram ao compromisso nos últimos dias, e ainda não enviaram suas fotos para a coordenação da campanha.

O documento resume propostas para a mobilidade sustentável atreladas ao combate à emergência climática e às desigualdades na cidade. A carta foi elaborada pela Rede Mobilidade e Clima, um conjunto de diversas organizações da sociedade civil que atuam nas temáticas relacionadas à mobilidade urbana e ao meio ambiente.

A Rede Mobilidade e Clima está em diálogo direto com as candidaturas que disputam as eleições de 2020 desde maio, para quem vem apresentando sua agenda de propostas. Também avaliamos as propostas contidas nos programas de governo de todas as candidaturas, em 7 temas diferentes: política urbana, justiça social, segurança viária, saúde e meio ambiente e transporte público a pé, por bicicleta e transporte coletivo.

A carta compromisso é baseada em metas, leis e planos municipais existentes, como o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a Política Municipal da Mudança do Clima. Todas as organizações da Rede participaram ativamente do debate e elaboração de pelo menos uma dessas políticas e demais leis e planos que servem de base. As assinaturas podem ser conferidas na seção “Quem Aderiu”, onde também constam as candidaturas à vereança que assinaram a carta direcionada ao poder legislativo.

Participam da coalizão as organizações Ciclocidade, Cidadeapé, Greenpeace, Idec, Instituto Saúde e Sustentabilidade, Rede Nossa São Paulo e Sampapé.