CAMPANHA BICICLETA NAS ELEIÇÕES 2016 – MUNICIPAL

 


 

 

Informações sobre a campanha

  • Foco da campanha: candidaturas aos poderes executivo e legislativo municipais (prefeito/a e vereador/a)
  • Objetivo da campanha: inserir a mobilidade por bicicleta nos planos de governo e de mandato das candidaturas
  • Coordenação: UCB – União de Ciclistas do Brasil
  • Patrocínio: Banco Itaú
  • Veiculação: sítio eletrônico específico (desativado)

 

Principais ações e resultados da Coordenação Nacional

  • Assessoria, orientação técnica e materiais de apoio (modelos de artes, de release e de ofícios) para organizações locais realizarem a campanha em seus municípios
  • Comunicação com a imprensa
  • Abrangência da campanha: campanha realizada em 39 municípios por 76 organizações locais (média de 1,94 organizações por município; em outros 15 municípios a campanha não foi finalizada) – Acessar a relação de municípios e organizações realizadoras
  • Apoio financeiro para Organizações Locais que realizaram a campanha: 20 municípios
  • Avaliação da Coordenação Nacional pelas Organizações Locais: 92,80% de aprovação

 

Principais ações e resultados da campanha nos municípios

  • Elaboração e entrega da Carta Compromisso com a Mobilidade por Bicicleta (ou nomes similares) para as candidaturas: 39 CartasAcessar as Cartas
  • Quantidade de pessoas participantes pelas Organização Local: 384 (média de 10,38 pessoas por organização)
  • Quantidade de candidaturas a prefeito/a que assinaram a Carta Compromisso: 166 (58,04 % das candidaturas registradas), sendo que 23 foram eleitas (58,97 % dos municípios participantes
  • Quantidade de candidaturas a vereador/a que assinaram a Carta Compromisso: 242 (média de 6,57 por município participante)
  • Comunicação com a imprensa: 142 releases enviados para a imprensa (média de 3,84 por município), resultando em 214 notícias publicadas (média de 5,14 por município)
  • Outras atividades realizadas pelas Organizações Locais: Criação de um Grupo de Trabalho ou similar, Elaboração de um Plano de Ação ou similar, Envio de Releases para a imprensa, Publicações nas redes sociais, Busca de apoio de outras organizações, Reuniões com candidaturas, Entrevistas para as candidaturas, Criação de um site/blog específico para a Campanha, Criação de uma página no Facebook específico para a Campanha, Entrega da Carta Compromisso para as candidaturas, Pedalada com as candidaturas, Participação em ações de outras organizações, Avaliação dos Planos de Governo das candidaturas, Levantamento de sugestões de ciclistas, Intervenções urbanas, Lançamento da Campanha,  Debates públicos, Visita a escolas e universidades, Pedaladas de Mobilização, Workshop na Câmara Municipal, Kit candidato, Desafio Intermodal, Comentários nas redes sociais dos candidatos, Exibição de filmes, Painel no fórum de bicicletas

 

Relatório Final da campanha

  • Todas as informações e resultados constam do Relatório Final da Campanha Bicicleta nas Eleições 2016: Acessar o Relatório Final

 

Candidato a prefeito de Blumenau/SC assinando a Carta Compromisso local

 

Peça de divulgação da Campanha

 

Modelo de banner adaptável fornecido para as Organizações Locais

 

Peça de divulgação da Organização Local de Aracaju/DF

 

Propostas para as candidaturas formuladas por escolares em Florianópolis/SC

 

Banner da campanha de Petrolina/PE

 

Banner de divulgação da campanha de Mogi das Cruzes/SP

 

Banner da campanha de João Pessoa/PB

 

Cerimônia de assinatura da Carta com candidaturas em Manaus/AM

 

Banner da campanha de Salvador/BA